Conexões Gramado Film Market discute turismo audiovisual e oportunidades para produtores

O Conexões Gramado Film Market (CGFM) oferece uma série de painéis, debates e oficinas voltados para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro


O Conexões Gramado Film Market (CGFM), braço mercadológico do Festival de Cinema de Gramado, é um importante espaço que reúne profissionais, gestores e players do audiovisual de todo o Brasil para fortalecer o ecossistema do setor. Promovido pela Secretaria da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema e com apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o evento oferece uma série de painéis, debates e oficinas voltados para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro.

A abertura contou com a diretora do Instituto Estadual de Cinema, que destacou a importância do CGFM como uma janela pujante para realizadores gaúchos e de todo o Brasil, ressaltando a parceria com instituições como Gramadotur, Ancine e outras para a realização gratuita do evento.

Durante o encontro, foi anunciado um edital significativo para distribuição de longas-metragens em diferentes formatos, com recursos expressivos para apoiar filmes em fase de finalização. Essa iniciativa visa atender a uma demanda antiga do setor: aumentar a circulação das produções brasileiras, ampliando o alcance nacional dos títulos e fortalecendo a comercialização do audiovisual.

Entre os temas discutidos, o potencial do audiovisual para promover o turismo e o chamado soft power brasileiro ganhou destaque. O soft power é o impacto cultural que encanta e cria uma imagem positiva do país no exterior, como exemplificado pelo samba e o Carnaval, que inspiram até personagens da cultura pop internacional. A importância de uma Film Commission Nacional, alinhada com políticas federais, foi ressaltada como ferramenta estratégica para fortalecer a presença do Brasil no cenário audiovisual mundial.

Outro ponto central do evento foram as Film Commissions regionais e internacionais, que promovem territórios a partir das produções audiovisuais, destacando o turismo como um meio de potencializar cultural e economicamente ativos locais. A ampliação do conceito para o “Turismo de Tela” evidencia como conteúdos audiovisuais provocam emoções e incentivam o público a conhecer os locais retratados, tornando o cinema e outros eventos audiovisuais importantes ativos para promoção turística.

O CGFM também incentiva o intercâmbio de experiências entre realizadores locais, apoiado por diversas instituições, incluindo a ApexBrasil, ONU Mulheres e o Instituto + Mulheres, promovendo a capacitação e a internacionalização dos projetos audiovisuais brasileiros.

Programação

No CGFM, serão promovidos onze painéis até esta terça-feira (19/8). Na segunda-feira (18/8), o destaque foi a grande reunião para trocas de experiências dos realizadores gaúchos dos nove coletivos de produtores do estado: o II Encontro dos Ecossistemas Audiovisuais do Rio Grande do Sul. O Conexões Gramado Film Market conta com apoio de Cinema do Brasil – Siaesp, ApexBrasil, ONU Mulheres e Instituto + Mulheres. Clique aqui para acessar a programação completa do Conexões.
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content