O jornalismo e o capital social

SHARE:

(Por Carlos Castilho) Vários leitores têm me escrito perguntando por que escrevo mais sobre temas internacionais e questões teóricas do q...


(Por Carlos Castilho)

Vários leitores têm me escrito perguntando por que escrevo mais sobre temas internacionais e questões teóricas do que sobre problemas diários da imprensa brasileira. O questionamento me levou a uma nova reflexão sobre o que é mais importante no momento para alcançarmos um modelo mais completo de comunicação jornalística.

A crítica do estado atual da imprensa brasileira está sendo feita de forma exemplar pelos meus colegas deObservatório da Imprensa. Minha preocupação é complementar o trabalho que já está sendo desenvolvido, explorando o que pode vir por aí em matéria de transformações no mundo da comunicação jornalística , sacudido por mudanças radicais desde o surgimento das TICs. Ter uma visão mínima do rumo que as coisas estão tomando, nos permite participar do processo de mudança e com isto leva-lo à direção mais próxima possível dos desejos e necessidades da sociedade onde vivemos.

Esta preocupação levou à pergunta sobre qual o papel futuro da notícia num ambiente onde a geração de conhecimento e de capital social passam a ser fatores essenciais num novo modelo econômico que os especialistas chamam de produção comunitária colaborativa. Alguns leitores podem achar que estou “viajando na maionese” mas o volume cada vez maior de trabalhos e pesquisas de profissionais sérios nos obriga a, no mínimo, pensar sobre a questão.

Trabalhos como os dos norte-americanos Yochai Benkler, Jeremy Rifkin e Henry Jenkins, do belga Michel Bawnes, do italiano Alberto Melucci e do espanhol Manuel Castells mostram que o surgimento de um novo modelo econômico, que não é baseado nem no mercado e nem no centralismo estatal , deixou de ser apenas um sonho para ganhar cada vez mais ares de possibilidade real.

Este novo paradigma econômico tem como componente básico a informação, o que incorpora a notícia ao processo porque é a partir dela que muitos chegam à produzir informação. A notícia jornalística é um dado (fato,evento, número ou objeto) desconhecido por quem a recebe. Ao tomar conhecimento de um dado desconhecido, o leitor de jornal, ouvinte, telespectador ou internauta, na maioria dos casos, fica intrigado, curioso ou inseguro.

É que a notícia recebida alterou o universo cognitivo do individuo levando-o a procurar mais dados para poder contextualizá-la na perspectiva individual para identificar causas, consequências, prejudicados e beneficiados. Também pode discutir com parentes, amigos, colegas de trabalho e vizinhos para trocar ideias, preocupações, temores ou esperanças. As duas iniciativas geram informações, ou seja, dados contextualizados e que passam a ter significado, representar algo para o indivíduo, ou grupo de indivíduos.

Tanto a busca de novos dados como a troca de ideias com outras pessoas geram conhecimento, ou de maneira genérica, decisões sobre o que fazer ou não fazer. E o conjunto destes conhecimentos acumulados dentro de um grupo social, ou comunidade, tornou-se conhecido pelo nome de capital social, um termo já consagrado pelos economistas do Banco Mundial como um fator obrigatório na análise do grau de desenvolvimento de países e zonas geográficas.

Tudo isto começou com a notícia publicada num jornal, na rádio, TV ou página na Web. E para que a notícia jornalística cumpra a sua função ela passa a ter um papel determinado pela sua utilidade ou interesses sociais e não pelo potencial que ela tem de atrair público capaz de consumir produtos oferecidos pela publicidade impressa ou áudio-visual.

Isto não quer dizer que a publicidade em meios jornalísticos deixará de existir, afinal ela é um elemento importante na sustentação financeira de uma empresa jornalística. O importante e novo, é que os jornalistas deixarão de avaliar uma notícia apenas em função de seu potencial de venda e poderão dar mais relevância ao papel que ela tem na produção de capital social, que no final das contas é o que garante o bem estar material e imaterial de uma comunidade.

Esta é uma mudança de perspectiva profissional que não acontecerá da noite para o dia, porque implica alterar padrões de comportamento, rotinas e valores entranhados há muito tempo nas redações de empresas jornalísticas. Mas quanto antes começarmos a pensar e conversar sobre a nova perspectiva da notícia num ambiente digital, mais chances teremos de que os seus resultados apareçam o mais cedo possível.

Esta é a minha preocupação e a minha contribuição para este grande “papo de botequim” sobre a notícia jornalística.
INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por um único autor/editor, com colaborações eventuais de outros autores. Dê o seu apoio a esta iniciativa: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O jornalismo e o capital social
O jornalismo e o capital social
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicsSUKeYWcvS6mG4Ha56_eVSYpOmZQAMDKmEYR9yBGuV6DckoQVvbrgreuQicokgZfa2duZYBM7g5z2yKGYKFhAlDsI4vEDOvzCQbR9dNTsRoFXbj02_RlzNqKLeh9j4iXDqoXwuZLqA/s1600/journalism+social+media.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicsSUKeYWcvS6mG4Ha56_eVSYpOmZQAMDKmEYR9yBGuV6DckoQVvbrgreuQicokgZfa2duZYBM7g5z2yKGYKFhAlDsI4vEDOvzCQbR9dNTsRoFXbj02_RlzNqKLeh9j4iXDqoXwuZLqA/s72-c/journalism+social+media.png
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2014/04/o-jornalismo-e-o-capital-social.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2014/04/o-jornalismo-e-o-capital-social.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content