Agência Pública lança livro-reportagem sobre a Amazônia

SHARE:

O evento de lançamento tem como objetivo continuar as discussões sobre o tema e tornar a Amazônia uma “pauta pública” No dia 14 de dez...



O evento de lançamento tem como objetivo continuar as discussões sobre o tema e tornar a Amazônia uma “pauta pública”

No dia 14 de dezembro, sábado, a Agência Pública lança seu primeiro livro-reportagem, na Praça Roosevelt, em São Paulo. “Amazônia Pública” é o resultado de seis meses de investigação, realizadas entre julho e outubro de 2012, sobre como os investimentos na região amazônica têm afetado a vida dos moradores. A série de reportagens, realizadas por uma equipe de catorze jornalistas, publicadas através do site da Agência Pública, foi vencedora do Prêmio Jornalistas e Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade e finalista do 7º Prêmio Allianz de Jornalismo. O evento de lançamento tem como objetivo continuar as discussões sobre o tema e tornar a Amazônia uma “pauta pública”. Das 16h30 às 22h haverá debates, exibição de material audiovisual, distribuição gratuita de exemplares do livro e uma festa de encerramento.

A mesa de discussão, que acontece das 16h30 às 18h30, leva o tema “O projeto de desenvolvimento da Amazônia e seu impacto nas populações locais”, com Danilo Chammas (representante da rede Justiça nos Trilhos), Célio Bermann (IEE – USP) e com mediação de Marina Amaral (Agência Pública). Após o debate haverá distribuição gratuita do livro, que foi produzido com o apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance), fundação internacional ligada às questões climáticas.

Além do debate, das 18h30 às 19h, serão exibidos vídeos e fotos do projeto e dos depoimentos de pessoas ligadas à cultura da Amazônia, gravados especialmente para o evento. Nos depoimentos, Aurélio Michiles, Milton Hatoum, Fafá de Belém e outros respondem à pergunta: “Qual Amazônia você quer?”.
Confira o depoimento da Fafá de Belém: https://www.youtube.com/watch?v=jqFMtDZP9WI

A partir das 19h o DJ Madruga dá início a festa de encerramento, apresentando seu set especial repleto de carimbó e outros sons e estilos musicais típicos da região amazônica. Acompanhando Madruga, a artista multimídia Veruscka Girio (www.astronautamecanico.com) projeta em telões, distribuídos pela marquise da praça, imagens criadas especialmente para o evento.

Sobre o Amazônia Pública

Vencedor na categoria “Webjornalismo – Mídia Nacional” pelo prêmio HSBC de Imprensa e Sustentabilidade deste ano, o Amazônia Pública foi um projeto de ampla investigação jornalística sobre a região amazônica, que vem sofrendo mudanças drásticas com investimentos milionários, tanto públicos como privados, em infraestrutura e exploração de recursos minerais. A Amazônia é um dos focos principais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal), com a construção de rodovias, usinas hidrelétricas, expansão de portos marítimos e fluviais e aeroportos.

Entre os meses de julho e outubro de 2012, três equipes de repórteres da Agência percorreram três regiões amazônicas: o pólo de mineração em Marabá (PA); na bacia do Rio Tapajós; Porto Velho e as hidrelétricas do rio Madeira.

Todas as reportagens buscam explorar a complexidade dos investimentos atuais na Amazônia, ouvindo todos os atores envolvidos – governos, empresas, sociedade civil – para traçar o contexto em que esses projetos têm sido desenvolvidos. O prisma essencial destas reportagens, assim como de toda a produção da Pública, é sempre o interesse público: como as ações e negociações políticas e econômicas têm tido impactado, na prática, a vida da população.

Clique aqui para ver a série online: www.apublica.org/amazoniapublica

A Agência Pública

Pioneira do Brasil, a Agência Pública aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência.

Fundada em 2011, todas as suas reportagens são livremente reproduzidas por diversos veículos sob a licença creative commons. Atualmente, a Agência conta com mais de 50 republicadores no Brasil e no exterior. Sua missão é produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população – visando ao fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e à promoção dos direitos humanos. A Agência tem três eixos investigativos principais: os preparativos para a Copa do Mundo de 2014; megainvestimentos na Amazônia; e a ditadura militar.

A Pública conta com financiamento de instituições de peso e renome internacional, como a Fundação Ford e a Open Society Foundations, e seu conteúdo é republicado por veículos como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Yahoo Brasil, o portal Terra e a revista Carta Capital.

Além de produzir, a Pública atua para promover o jornalismo investigativo independente, através de programas de mentorias para jovens jornalistas e bolsas de reportagem. “Para nós, o jornalismo não está em crise – está em renovação. A Pública acredita na reportagem. E no repórter”, diz Natalia Viana, codiretora da Agência Pública.
Mais informações:

Lançamento livro Amazônia Pública @ Agência Pública
Quando: 14 de dezembro, sábado.
Local: Praça Franklin Roosevelt - área das salas de vidro (próxima à marquise) – Centro – São Paulo, SP
Horário: das 16h30 às 22h
- 16h30 às 18h30: debate e exibição dos depoimentos
- 18h30 às 19h: exibição dos vídeos do projeto “Amazônia Pública” e distribuição dos livros
- 19h às 22h: sons e imagens da Amazônia com DJ Madruga e VJ Astronauta Mecânico
Grátis

COMMENTS

BLOGGER
Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Agência Pública lança livro-reportagem sobre a Amazônia
Agência Pública lança livro-reportagem sobre a Amazônia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhipmQWAtFwS0asw0R8SMh8-E-3FVv96e83zcQDNQLpqOTCQ1NigmtUYzCOAY48zHfpzn2XceTPEEMskPL6sInxstTjxgl3KiHBtwb0pHmXO5SmquPW4cQy_21a76gpqykm35GPBj7k6w/s1600/capa_amazonia_publica.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhipmQWAtFwS0asw0R8SMh8-E-3FVv96e83zcQDNQLpqOTCQ1NigmtUYzCOAY48zHfpzn2XceTPEEMskPL6sInxstTjxgl3KiHBtwb0pHmXO5SmquPW4cQy_21a76gpqykm35GPBj7k6w/s72-c/capa_amazonia_publica.png
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2013/12/agencia-publica-lanca-livro-reportagem.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2013/12/agencia-publica-lanca-livro-reportagem.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content