Pra defender lucro de seu principal anunciante, Jornal Nacional ameaça o país com mexida na poupança

SHARE:

No Blog do Mello Enquanto o país inteiro se alegra com a redução nas taxas de juros, o Jornal Nacional toma as dores dos únicos que la...


Enquanto o país inteiro se alegra com a redução nas taxas de juros, o Jornal Nacional toma as dores dos únicos que lamentam essa queda, bancos e seus acionistas, especialmente o Bradesco, principal anunciante do telejornal da Globo.

Na reportagem que abriu a edição de ontem, o JN buscou aterrorizar a população com uma ameaça sinistra. Segundo a reportagem, a queda dos juros vai levar o governo a mexer na caderneta de poupança, o que seria, na opinião editorializada da reportagem, a única forma de manter atrativos os rendimentos da renda fixa.

Para isso procurou opinião de dois especialistas favoráveis à tese, um economista da FGV e o indefectível ex-ministro Maílson da Nóbrega.

Para dar um ar de isenção, a reportagem coloca um depoimento da presidenta Dilma espremido entre os dois especialistas. Mas, repare as palavras de Dilma, que deveriam derrubar a tese da matéria de uma vez por todas:


Dilma: “O Brasil tem de buscar um patamar de juros similar ao praticado internacionalmente. Tecnicamente, fica muito difícil o Brasil diante do que ocorre no mundo justificar spreads tão elevados. Eu acredito que isso será um processo de amadurecimento do país, que vai nos encaminhar progressivamente para nós termos juros mais condizentes com a nossa realidade”, declarou a presidente.


Em seguida a Dilma, entra Maílson, um eterno devedor das Organizações Globo, pois só foi efetivado ministro no governo do presidente Sarney, porque Roberto Marinho aprovou, como Maílson mesmo reconhece:

Maílson: - A Globo tinha um escritório, em Brasília, no Setor Comercial Sul. Fui lá e fiquei mais de 2 horas com o doutor Roberto Marinho. Ele me perguntou sobre tudo, parecia que eu estava sendo sabatinado. Terminada a conversa, falou: "Gostei muito, estou impressionado". De volta ao Ministério, entro no gabinete e aparece a secretária: "Parabéns, o senhor é o ministro da Fazenda". Perguntei: "Como assim?" E ela: "Deu no plantão da Globo" [o Plantão do Jornal Nacional].


Voltando ao JN de ontem. Depois da sonora de Dilma, a matéria segue defendendo sua tese da inevitável mexida na poupança, para fechar com o ex-ministro de Roberto Marinho:

O ex-ministro da fazenda Maílson da Nóbrega diz que é necessário, mas muito difícil mexer na regra da poupança.

“É uma questão delicadíssima do ponto de vista político. A caderneta de poupança é a forma mais popular de economizar dinheiro no Brasil. Tem mais de 50 anos, sem problema, sem calote. É fácil de entender. Então, mudar a caderneta de poupança tem que ser de forma muito bem feita, muito bem preparado, bem esclarecido”, avalia.


Repararam? A matéria fala pelo ministro, como destaquei em negrito.

No entanto, hoje, reportagem da Folha mostra a real intenção do governo, já expressa nas palavras da presidenta, mas boicotada na matéria do JN.

Diz a Folha

O governo Dilma vai pressionar mais uma vez os bancos privados. A expectativa é que eles reduzam as taxas de administração de seus fundos de investimentos para torná-los mais lucrativos, permanecendo mais rentáveis que a poupança.


Ou seja: o governo não cogita mexer na caderneta de poupança. Quer que os bancos diminuam suas taxas e tenham "juros mais condizentes com a nossa realidade", como disse a presidenta.

Esquece a Globo que hoje quem define a política econômica é o governo da presidenta Dilma e não Roberto Marinho.

COMMENTS

BLOGGER: 2
  1. Isto mesmo, esqueça a Globo; quem define mesmo é a presidente Dilma.

    ResponderExcluir
  2. A poupança pode ser alterada no futuro, sim. Mas antes, como aparece no post, os bancos precisam tratar de tornar seus investimentos mais atraentes, principalmente baixando as taxas de administração de seus fundos, aumento o retorno de seus CDBs etc.
    O brasileiro precisará assimilar os novos tempos e aprender novas formas de fazer o dinheiro render (elas existem e são acessíveis a qualquer um, maior de 18 anos, com uma conexão de internet e R$ 100,00 para investir). Quem aplica por conta própria já aprendeu a pescar rentabilidade maior do que a da poupança nos Títulos do Tesouro, Fundos de Investimento Imobiliário (isento de IR, como a poupança), ações, CDBs de bancos pequenos (garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito até 70 mil), tudo com lastro e segurança...
    Ao longo da vida eu pensei diversas coisas legais para o Brasil, mas nunca imaginei que isso fosse acontecer. Veja a dimensão disso, em menos de dois meses o governo Dilma terá conseguido reduzir o juros de financiamento e as taxas bancárias praticadas por instituições privadas sem precisar baixar decreto ou criar imposto novo para isso.
    A técnica aliou-se à inteligência, à boa vontade e ao rigor. Os salões foram franqueados e finalmente fomos convidados para a festa a que Cazuza se referia em "Brasil".

    Abraços otimistas!
    Thiago

    ResponderExcluir
DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Pra defender lucro de seu principal anunciante, Jornal Nacional ameaça o país com mexida na poupança
Pra defender lucro de seu principal anunciante, Jornal Nacional ameaça o país com mexida na poupança
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifBE-mbvchKKloxe52d9fIkDZlcTgoEDBVY3mbtFXYypmvY0eP3Lggg0mzHplzzyaVoUYST1v1S93tq7BdDslJCFpk-N_WRswzn_1H7Cew1zROWJkegMs3a-WgnCXs_snWRh5OU-GUVeQ/s200/globomao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifBE-mbvchKKloxe52d9fIkDZlcTgoEDBVY3mbtFXYypmvY0eP3Lggg0mzHplzzyaVoUYST1v1S93tq7BdDslJCFpk-N_WRswzn_1H7Cew1zROWJkegMs3a-WgnCXs_snWRh5OU-GUVeQ/s72-c/globomao.jpg
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2012/04/pra-defender-lucro-de-seu-principal.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2012/04/pra-defender-lucro-de-seu-principal.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content