Entrevistando Wilson Gorj

SHARE:

Wilson Gorj é autor do livro Sem Contos Longos , obra composta por 100 micronarrativas, lançada em 2007. Possui contos e poemas pre...



Wilson Gorj é autor do livro Sem Contos Longos, obra composta por 100 micronarrativas, lançada em 2007. Possui contos e poemas premiados em concursos literários. Na Internet, tem publicações nas revistas Minguante, Veredas e no site Releituras. Escreve para o site Simplicíssimo e é colunista do jornal O Lince.

Comunica Tudo - Com muito prazer entrevisto mais um escritor no Comunica Tudo, e lhe agradeço muito por estar aqui. Gostaria de começar por teu livro, o Sem Contos Longos: passado um tempo de seu lançamento, qual balanço você faz desta experiência?

Wilson Gorj – Não tenho do que reclamar. Para um livro editado pelo autor o resultado até que foi muito positivo. Verdade que não lucrei com a publicação. Mas, tratando-se de uma edição independente, com uma tiragem de 1.000 exemplares, o simples fato de não ter dado prejuízo já constitui uma boa razão para comemorar. Divido esta realização com o Jornal O Lince, do qual sou colunista há quase dois anos e de onde obtive apoio tanto na publicação quanto na divulgação do livro. O meu saldo positivo, porém, ultrapassa o aspecto comercial. A maior conquista do Sem Contos Longos credito aos contatos (leitores, escritores) e às oportunidades (revistas, sites) que o livro tem me proporcionado.

Comunica Tudo - Como a literatura ganhou espaço em tua vida? Você foi influenciado por alguém de seu convívio ou pela leitura de grandes escritores?

WG – A literatura só veio ocupar um espaço importante em minha vida depois dos meus dezoito anos. Até então, entre mim e os livros erguia-se um muro de indiferença e ignorância. Devo ao acaso a queda dessa barreira. Na verdade, o tédio também deu uma mãozinha. De outro modo, eu talvez não tivesse me aventurado a folhear e, conseqüentemente, a ler o livro que me despertou a paixão pela literatura. Oscar Wilde, com sua obra-prima O Retrato de Dorian Gray, abriu-me o caminho das letras. De lá pra cá, eu, miudinho escritor, tenho caminhado na companhia de outros clássicos gigantes.

Comunica Tudo - A falta de leitura é um traço marcante do brasileiro. Quais implicações você consegue perceber neste fato? Quais diferenças podemos imaginar se adquiríssemos a leitura como um hábito no país?
WG - As limitações impostas pela falta de leitura são várias e já conhecidas. A mais grave delas, no meu entender, é a estupidez. Nesse sentido, coloco a literatura acima da religião. Se esta pretende salvar o ser humano, tornando-o melhor, a literatura realiza esse propósito com mais eficácia e profundidade. O convívio com os grandes escritores nos salva da estupidez. E nos torna melhores. Não necessariamente mais “bonzinhos”, como pretendem os moralistas. A grande literatura nos melhora porque potencializa nossas faculdades: expande nosso conhecimento, aguça nossa sensibilidade, dilata nossa capacidade de compreensão e discernimento. No entanto, não consigo conceber uma sociedade feita majoritariamente por leitores capacitados. Seria utópico. Por outro lado, o simples hábito de ler, isto é, a leitura ordinária, sem exigências de qualidade e profundidade, acrescentaria muito pouco à formação do indivíduo, menos ainda à da nação.

 Comunica Tudo - Através de uma rápida pesquisa descobri que você toca fagote. Como é tocar um instrumento pouco popular num país não muito clássico como o Brasil?


WG – A rigor, eu ainda não toco (pelo menos, da forma que eu pretendo tocar.) Tocar bem o fagote demanda muito tempo e aprendizado. Muito estudo e dedicação. Sou um fagotista amador, bem amadorzinho mesmo. Toco numa orquestra aprendiz constituída de jovens músicos. Embora pouco popular, o fagote é um instrumento presente em boa parte de nossas orquestras e em algumas bandas sinfônicas. No entanto, dado o alto custo do instrumento e a dificuldade em aprendê-lo, a demanda de fagotistas é bem maior que a oferta. Um fagotista razoável, mesmo no Brasil, só fica sem espaço se quiser.

Comunica Tudo - Eventos como o Festival da Mantiqueira, a FLIP, entre outros, recebem o devido espaço na mídia, em sua opinião?

WG – A cobertura até que não é má. Na televisão aberta, por exemplo, há programas dedicados à literatura, à arte, à cultura em geral. Além do mais, temos aí a internet para suprir as lacunas.

Comunica Tudo - Existem críticas controversas sobre a "utilidade literária" dos blogs e comunidades do Orkut, onde escritores amadores despejam seus escritos. Como você avalia estes espaços virtuais; realmente são grandes meios para se veicular obras literárias?

WG – São um começo. Ou melhor, um meio. Meio de averiguar a qualidade e testar a receptividade de nossos textos. Em muitos casos, a publicação virtual pode ser a antecâmara da publicação editorial. Tudo dependerá do talento e da aplicação do autor.

Comunica Tudo - Voltando ao Sem Contos Longos, como surgiu a idéia para compor um livro apenas com micronarrativas?



WG – Primeiramente, a idéia partiu do jornal O Lince, onde eu já publicava minicontos. E também de algumas participações em espaços virtuais especializados neste gênero, como as revistas Minguante e Veredas. Outro ponto a favor para a concepção deste formato foi a proposta de uma leitura rápida, adequada à correria de nossos dias. Um livro em que cada história pudesse ser lida em menos de um minuto: nos intervalos da tv, nas salas de espera, no ônibus etc.

Comunica Tudo - Você já está escrevendo algum outro livro? Quais são teus projetos para 2009?

WG – Pretendo reunir outras micronarrativas num formato maior, diferente do Sem Contos Longos, que é um livro de bolso. Quiçá eu consiga publicá-las em meados de 2009. Já estou fazendo a seleção. Uma seleção mais criteriosa, pois a cobrança é maior. Afinal, o segundo livro tem de ser melhor que o primeiro. 

Comunica Tudo - Mais uma vez, muito obrigado por esta entrevista. Para quem quiser acompanhar teus escritos ou entrar em contato contigo, deixe aqui seus endereços virtuais.

WG – Para tanto, basta acessar o meu blog [omuroeoutraspgs.blogspot.com]. Quanto à entrevista, quem agradece sou eu. Espero que os leitores do Comunica Tudo tenham gostado e se interessem em me visitar n’O Muro. Abraços.

VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER: 1
  1. Gorj, entrevista meio panorâmica, mas diz muito de seu empenho e trajertória. Lamentei a falta de temas pertinentes, tais como a sua versatilidade, seu ativismo incançavel e elementos que apontassem para a natureza do seu processo criativo. Mais é você ali,parabéns e
    Abraço do seu leitor do "Festina Lente".
    Em tempo: sua generosidade não foi aventada. Que se a registre; testemunho meu.

    ResponderExcluir
DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Entrevistando Wilson Gorj
Entrevistando Wilson Gorj
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSkQAF3U3UR7mnEp02PBeOdbeIzY4DnI9BRnf0lrBQpCSyaG-t0IPR1XEC8_kiDXwKcfHNAnfgWqfluoCHz4LP5fZ0816_Ls0r4tGio4wjBqtVWVWSFYOYmIv-F1_JkHNMJVtxDbALFg/s320/vila-sos5.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSkQAF3U3UR7mnEp02PBeOdbeIzY4DnI9BRnf0lrBQpCSyaG-t0IPR1XEC8_kiDXwKcfHNAnfgWqfluoCHz4LP5fZ0816_Ls0r4tGio4wjBqtVWVWSFYOYmIv-F1_JkHNMJVtxDbALFg/s72-c/vila-sos5.jpg
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2008/11/entrevistando-wilson-gorj.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2008/11/entrevistando-wilson-gorj.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content