Ação Afirmativa: qual é sua dúvida? Explicarei pela milionésima vez

SHARE:

Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.

ADRIANO MACHADO / Reuters



“Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."

A política de ação afirmativa é um dispositivo legal dirigido a grupos colocados à margem da sociedade. Essa política possui práticas aplicadas pelos poderes públicos (União, Estado e município) ou pela iniciativa de empresas privadas. Seu uso e aplicação difere segundo as necessidades de cada local. Há ações afirmativas voltadas para grupos étnicos, gêneros, regionais e sociais.

Por onde as ações afirmativas passaram, tiveram tamanho impacto social nas vidas dos envolvidos. Histórias foram mudadas e transformadas por essa medida de caráter assistencial e emergencial, em outras palavras: são medidas temporárias.

O século XX marcou o início das ações afirmativas. Países asiáticos, europeus e anglo-americanos aplicaram de alguma forma para os mais variados grupos. Os EUA não foi a primeira nação a praticar essas medidas e, no entanto, é a referencial mundial.

Nas décadas de 60 e 70, iniciativas para diminuir séculos de exclusão promoveram a ascensão social de negros, mulheres, latinos e outros. As ações afirmativas atenuaram o fosso entre esses grupos. Hoje é comum a visibilidade de negros e mulheres norte-americanas em posições de destaque, ocupando postos de chefias nos serviços públicos, judiciário, científicos e em altas patentes nas forças armadas.

O professor em direito Penal, Renato Ferreira, numa recente entrevista ao Historiador André Rás Guimarães, relata uma experiência que aconteceu numa viagem aos EUA. O professor observa a chegada de milhares de negros no hotel onde se encontrava. Curioso, o professor perguntou ao funcionário do Hotel que evento estava acontecendo com a participação de milhares de negros. A resposta era: estava acontecendo o encontro de prefeitos negros dos EUA. A surpresa foi maior ao saber que este evento acontecia há mais de duas décadas. Não eram poucos prefeitos negros, eram milhares.

De modo geral, quem ganha com essa incursão? O capital.

A ascensão social desses grupos representa cifras no mercado capital. Cifras que ajudam no balanço do PIB (produto interno Bruto). A mestranda da Fundação Getúlio Vargas, Laísa Rachert, endossa a mesma ideia: quão benéfico tem sido as políticas afirmativas no peso econômico.

Diz a mestranda: 

"A evolução da sociedade permitiu que houvesse a queda de algumas dessas barreiras de entrada para as ocupações qualificadas. Dessa forma, quando os profissionais são qualificados e possuem mais habilidades, a economia tem a capacidade de produzir mais valor.
O resultado é que, de acordo com a pesquisa americana, entre 20% e 40% do crescimento do PIB per capita nos EUA, entre 1960 e 2010, pode ser atribuído à entrada de mulheres brancas, mulheres pretas e homens pretos em profissões mais qualificadas.
Essa é uma combinação de uma melhor alocação de talentos entre as profissões, níveis crescentes de educação e participação crescente da força de trabalho para as mulheres em resposta às barreiras que caem", disse Pete Klenow, PhD em economia pela Universidade de Stanford e um dos autores da pesquisa.
No Brasil, dados preliminares sugerem que o impacto é parecido com o observado no PIB americano.
"A nova situação das mulheres no mercado de trabalho, especialmente em ocupações mais qualificadas, influencia a produtividade agregada da economia. Esses movimentos podem ajudar quando eles reduzem a barreira da discriminação no mercado de trabalho", afirmou Laísa Rachter.”

FONTE: BBC BRASIL


A inclusão desses novos consumidores amplia a oferta de novos produtos voltados para esses grupos que movimentam a economia. Antes de saber qual é o sexo e a cor do consumidor, o capital quer saber quanto há no seu bolso. O liberal inglês Jonh Locke, no seu livro A carta da Tolerância, tinha em seus princípios que era possível ser pacifico e tolerante com o diferente. Isto porque o liberal dependia do consumo para manter-se com a cifras valorizadas.

O liberal primitivo brasileiro tem a interpretação que a inclusão de negros via Ação Afirmativa é um retrocesso. Não para nos liberais primitivos brasileiros. Parte da sociedade conservadora não entendeu que o impulso social de negros dará lucros e mais lucros, mas há entraves mentais que impede que isto venha a ser concretizado. Foram quatro séculos de escravidão. Ainda há o pensamento de que não podemos consumir porque o negro faz corpo mole, não quer saber de progredir e mamar nas tetas do Estado.

Num daqueles projetos que chamo de ousado, a presidente das lojas Magazine Luiza, Luiza Trajano, está dando passos firmes para traçar novos consumidores para o futuro. Ela está recrutando negros e negras para cargos de chefia e diretoria. Altos salários, mais dinheiro no mercado e mais consumidores. A iniciativa é comemorada. O presidente das Lojas de roupas masculinas Colombo vem também realizando política de inclusão desde os anos 2000. São negros, mulheres e portadores de deficiência para cargos elevados. Ambos não querem ser bonzinhos e ficarem bonitos na foto. Eles estão cumprindo o que determina a lei, garantido pelo STF em 2012, que constitucionalizou as cotas raciais como ferramenta na construção da igualdade, conforme o artigo 5 da constituição federal. O reconhecimento do STF abriu precedentes para melhor compreensão e entendimento dessa lei.


Eu não fiquei e não mais ficarei atrelado ao debate de ser contra ou a favor das cotas raciais. O assunto está superado. Tenho por obrigação, como estudioso da causa e professor de história, ser o mais didático neste assunto tão importante. Não quero mudar a opinião. Todos têm o direito de ser contra ou a favor, somente quero explicar e deixar o debate transcorrer.

Fontes:

Na lei e na raça_ MEDEIROS,CARLOS ALBERTO
O social em questão_ Organização _ Ed. PUC
Ação Afirmativa em questão_ RODOLPHO, Ângela
Classe média Negra_ Trajetórias e perfis_ FIGUEIREDO, Ângela

(Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.)


COMMENTS

BLOGGER
Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Ação Afirmativa: qual é sua dúvida? Explicarei pela milionésima vez
Ação Afirmativa: qual é sua dúvida? Explicarei pela milionésima vez
Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5HPneDpvs7jw0NX4ECa9RbKReuhUsgfV84knGHV_PjpVCK40XImp0Vma0gElFqFzKZBQhwkpmjNsGiZVhVZg5Nsc-iKmtEgZ0NT_krdVSqBLAddPOwut0_iZQwrYNZaVLbxRucKnsZg/w640-h376/Comunica+tudo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5HPneDpvs7jw0NX4ECa9RbKReuhUsgfV84knGHV_PjpVCK40XImp0Vma0gElFqFzKZBQhwkpmjNsGiZVhVZg5Nsc-iKmtEgZ0NT_krdVSqBLAddPOwut0_iZQwrYNZaVLbxRucKnsZg/s72-w640-c-h376/Comunica+tudo.jpg
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2020/09/acao-afirmativa-qual-e-sua-duvida.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2020/09/acao-afirmativa-qual-e-sua-duvida.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content