Instagram: usuários reclamam de contas banidas para as sombras

SHARE:

Nas últimas semanas começaram a surgir relatos de contas do Instagram 'banidas para as sombras' (tradução livre da expressão ori...


Nas últimas semanas começaram a surgir relatos de contas do Instagram 'banidas para as sombras' (tradução livre da expressão original SHADOW BANNING ou SHADOW BAN). Essa prática, ostensivamente limitada às contas de negócios, está destruindo o engajamento nos perfis de fotógrafos que usam o Instagram como meio de publicidade de seu trabalho.

O termo "banido para a sombra" refere-se à proibição da conta de um usuário, sem que ele saiba. Da perspectiva do próprio usuário, tudo está normal, mas ninguém pode realmente ver as fotos ou comentários ou vídeos postados.

No caso do Instagram, estas "proibições" ou "banimentos" parecem estar limitadas ao sistema de HashTags. De acordo com vários relatos e confirmados com screenshots enviados, suas imagens não são mais visíveis nas páginas hashtag do Instagram, quando a página é visualizada por alguém que não segue sua conta.

Aqui está apenas um exemplo. Na primeira imagem, você vê a foto original completa com as duas hashtags #soexcited e #howheasked.


Esta foto é visível nas páginas de hashtag, contanto que você seja a própria pessoa que publicou a foto. No entanto, quando o usuário efetuou login usando uma nova conta, a imagem desapareceu, não ficando mais visível em "recente", como você pode ver nas duas telas a seguir:



Outros usuários mostraram exemplos semelhantes. Quando visualizadas a partir de sua própria conta, as fotos estão lá, onde devem estar, mas quando você está conectado a partir de uma conta que não segue este perfil de negócios, as imagens se foram.

Aqui está mais um exemplo. Visto do perfil de negócios do fotógrafo, a foto circundada está lá. Visto de outra conta, ele se foi:



Idealmente, um "banimento para a sombra" deveria ser invisível, mas os usuários notaram o problema porque o engajamento em suas fotos caiu inesperadamente.

"Eu observei há aproximadamente uma semana que meu engajamento apenas afundou. Eu estava recebendo cerca de 1/3 dos gostos normais e eles eram quase inteiramente de pessoas que me seguem", um usuário disse. "Aparentemente há muitos de nós, nenhum dos quais parece saber nada sobre o porquê isso está nos afetando, e não recebendo qualquer resposta em vários questionamentos enviados ao Instagram."

Na verdade, o Instagram respondeu publicamente a essas preocupações, mas de certa forma um usuário chamou isso de "irremediavelmente inepto". Em um post na página do Facebook, do Instagram For Business, a empresa admitiu que havia um problema, mas não ofereceu nenhuma solução. Em vez disso, basicamente disseram às pessoas para parar de confiar em hashtags.



"Ao desenvolver o conteúdo, recomendamos focar no seu objetivo de negócio ou meta, em vez de hashtags", diz o post. "Ter uma estratégia de crescimento que visa ao público certo é essencial para o sucesso no Instagram".

Como você pode imaginar, essa resposta não agradou muito aos usuários que viram tanto quanto 2/3 de seu engajamento sair pela janela com esse "bug". Como você vai focar num público que você não pode alcançar porque este público ainda não te segue?

Mas quando pressionado que uma correção de software pode ser implementada, Chelsey, da Equipe Instagram, só tinha isso a dizer:
"Nós entendemos sua frustração. No momento, não temos recursos suficientes para corrigir a falha na busca da hashtag. Você pode continuar a reportar este erro aos nossos engenheiros para nos informar sobre sua experiência no Instagram. Obrigado, Chelsey". (Imagem abaixo)


Com base na resposta do Instagram e no fato de que os seguidores ainda podem ver essas fotos, parece que essas contas não estão sendo "banidas para a sombra" no sentido tradicional. Uma verdadeira proibição significaria perder toda a visibilidade, mas os seguidores, pelo menos, parecem ainda ver e interagir com as imagens. Mas esses relatos estão sendo seriamente bloqueados.

Alguns usuários afirmam que estiveram à mercê desta situação por meses e há relatos de usuários online queixando-se sobre isso já em janeiro. Alguns têm 'corrigido' o problema convertendo de volta para uma conta pessoal, outros iniciando a partir de um dispositivo diferente com um novo IP, mas nenhuma dessas correções parece durar muito tempo ou cobrir todos os problemas. E a julgar pelos relatos cada vez mais desesperados, o problema só está piorando.

Dado que as hashtags são o principal mecanismo de descoberta no Instagram, uma questão como esta não é uma bobagem qualquer. O que é pior, ninguém sabe se este é um bug verdadeiro ou se algum algoritmo que está tratando as contas altamente ativas como bots e reduzindo sua visibilidade. Instagram, entretanto, ainda está sendo obscuro sobre a questão, rotulando-a simplesmente como "problemas com a nossa pesquisa hashtag".

Se você teve problemas com isso, deixe-nos saber nos comentários.

(Via Petapixel, livremente traduzido)

INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER: 4
  1. Eu conheço muitos digital influencers que estão com esse problema e eu também já passei por isso. Meu engajamento caiu horrores. Mas acho que isso é uma forma do Instagram ganhar dinheiro com as promoções de divulgação que implantaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja isso mesmo. Mas isso é má-fé por parte do Instagram.

      Excluir
DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Instagram: usuários reclamam de contas banidas para as sombras
Instagram: usuários reclamam de contas banidas para as sombras
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiZBYH23_lFbkWBtwf5RTcPLKZZIYreK17QrxPikxTgojpcteorVjhxor_N4jJb4n8r5Z7q2uZKSNKVYRGGw9Y1AaAzlqEjVRI9QO-DWA7_cuDDmHzCEtbDx9v7Ny7GvrH3BS3Iq84Mg/s400/instagram+shadow+ban.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiZBYH23_lFbkWBtwf5RTcPLKZZIYreK17QrxPikxTgojpcteorVjhxor_N4jJb4n8r5Z7q2uZKSNKVYRGGw9Y1AaAzlqEjVRI9QO-DWA7_cuDDmHzCEtbDx9v7Ny7GvrH3BS3Iq84Mg/s72-c/instagram+shadow+ban.jpg
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2017/04/instagram-usuarios-reclamam-de-contas.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2017/04/instagram-usuarios-reclamam-de-contas.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content