"Você gostaria de morar aqui?"

SHARE:

"Você gostaria de morar aqui?" é a primeira contribuição de Pablo Pascual García para o Comunica Tudo, fotógrafo e jornalis...



"Você gostaria de morar aqui?" é a primeira contribuição de Pablo Pascual García para o Comunica Tudo, fotógrafo e jornalista espanhol que atualmente reside em São Paulo.

Ao entrar na favela Esmaga Sapo, na zona leste de São Paulo, entra-se em outro mundo. Naquele beco da desolação existe uma dimensão desconhecida para os cidadãos comuns.

Há um mês, a favela sofreu um incêndio que acabou com todas as coisas, e a esperança de 500 famílias que ficaram desabrigadas, sem nada; apenas as cinzas que sujam, de um preto que não sai nem do chão, nem dos poucos colchões que conseguiram salvar. Nem mesmo a comida está limpa, assim como as roupas e as caras das crianças...

Foto: Pablo Pascual García
Um clima de destruição afoga tudo. Só é possível ver os estreitos caminhos de terra que eram as ruas, as madeiras queimadas que já foram casas e a fumaça dos pequenos fogos ainda acesos. Isso é tudo, nada mais.

Os moradores não têm tempo a perder. E com essa lembrança recente de quem, com medo, viu o fogo passar, começam a reconstruir os barracos. Há poucas madeiras, então tudo serve para se transformar em um teto para dormir.

As mulheres se reúnem para avaliar o conteúdo de dezenas de sacos plásticos do que conseguiram salvar.

Foto: Pablo Pascual García
Todos trabalham em comunidade, unidos, dando força uns aos outros. Quase não se falam. Um olhar é suficiente. As crianças brincam alheias ao que está acontecendo. Pulam, jogam bola no chão, vestem e alimentam os seus bonecos... É o futuro da comunidade, destas famílias; mesmo pra quem não gosta, é o futuro do Brasil.

Do outro lado do rio, um canal de água suja e fedorenta passa no canto da Favela. Dezenas de famílias ocupantes se recolhem abaixo do viaduto, tentando tirar o frio de outono dos corpos, arrumando um lugar para descansar até poder voltar aos novos barracos.

A cozinha também é improvisada e é dela que sai a comida para todos, isto é, quando conseguem alguma coisa para comer. Uma escola próxima é a única que ajuda, segundo os próprios moradores. "Quando tem arroz, arroz. Se doam feijão, feijão com arroz. Quando não tem nada, a gente não cozinha e ninguém come", diz a cozinheira.

Segundo os moradores da Favela, a prefeitura só apareceu um dia, deu alguns colchões, uma cesta básica para cada família e nunca mais apareceu. Prometeu voltar, mas só prometeu.

As famílias têm que reconstruir tudo o quanto antes, sob o risco de serem despejados de lá. E irão para onde? Essa é a pergunta. "Mudar de lugar não é a solução", diz Ronaldo, a liderança da Favela. "A solução é a mudança de políticas, não levar a Esmaga Sapo para outro lugar. Ninguém quer morar aqui, só que não temos outro lugar. Você gostaria de morar aqui? A gente precisa de casa, isso aqui não é normal acontecer no país da Copa. Só com um pouquinho desse dinheiro que estão levando as empreiteiras daria para ajudar muitas pessoas como nós."

Foto: Pablo Pascual García
Depois de percorrer a desolação daquele lugar, fotografando em silêncio para não incomodar, é hora de voltar para casa. Arrumo as minhas coisas e digo “tchau!” para as famílias que ficam lá, aguardando mais uma noite. Uma caminhada até o Metrô Penha e pronto, já saí daquela realidade, rumo à minha casa. Lá me espera a geladeira cheia, o computador para editar as fotos e escrever algumas linhas, uma cama confortável... Agora que termino este texto, não consigo tirar da cabeça a pergunta do Ronaldo, "Você gostaria de morar aqui?". Não Ronaldo, com certeza não. Nem eu, nem nenhum ser humano.

(Foto e texto por Pablo Pascual García)

INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por um único autor/editor, com colaborações eventuais de outros autores. Dê o seu apoio a esta iniciativa: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: "Você gostaria de morar aqui?"
"Você gostaria de morar aqui?"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic8tGbLYdDowwk9wCkWvfljmNobIs1TpKlLkGdkEyeKZlgirKnuV5Ix8pKK4evp9xnyp-6l0wj1nWja7teyjufTnf5BLeRLRRWGMyBzJ2_AY6b4d7yvR74oHOtF-nJJJ_jZQ237U0M8Q/s1600/Capturar.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic8tGbLYdDowwk9wCkWvfljmNobIs1TpKlLkGdkEyeKZlgirKnuV5Ix8pKK4evp9xnyp-6l0wj1nWja7teyjufTnf5BLeRLRRWGMyBzJ2_AY6b4d7yvR74oHOtF-nJJJ_jZQ237U0M8Q/s72-c/Capturar.JPG
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2014/04/voce-gostaria-de-morar-aqui.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2014/04/voce-gostaria-de-morar-aqui.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content