Header Ads

Unesco lança em português manual para jornalismo investigativo


A Unesco (Organizações das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) acaba de lançar a versão em português do livro “Story-Based Inquiry” (“A Investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos”). A publicação, cuja versão em inglês foi distribuída gratuitamente na Conferência Global de Jornalismo Investigativo no Rio de Janeiro em 2013, centra-se na abordagem baseada na investigação por hipótese.

De acordo com a Unesco, todas as etapas do processo investigativo, desde a concepção, passando pela pesquisa, controle de qualidade, escrita e divulgação são exaustivamente analisadas e bem ilustradas por estudos de caso reais em cada capítulo do livro.

“Há uma série de reportagens investigativas importantes produzidas em espanhol e português, em países como Brasil, México e outros países latino-americanos, bem como na Europa, África e, em particular, em Moçambique.” ressalta o autor Mark Lee Hunter, que acredita no uso do jornalismo investigativo para também buscar “elementos replicáveis do sucesso, ou as melhores práticas”.

“Por fim, não busque apenas coisas que envolvam transgressões. É frequentemente mais difícil realizar um bom trabalho de reportagem sobre algo que está dando certo”, alerta Lee Hunter em um dos trechos do livro. O manual pode ser acessado livremente no site da Unesco nas versões em português e espanhol.

(Por Abraji)

Nenhum comentário

Faça seu comentário abaixo. Obrigado.

Imagens de tema por hdoddema. Tecnologia do Blogger.