Direitos autorais: por que me preocupo

SHARE:

Imagem por http://thegoldguys.blogspot.com/ Escrito por Lilian Starobinas   Por que me preocupo com a questão dos direitos autorais? Com...

Por que me preocupo com a questão dos direitos autorais?
Como diz o Cory Doctorow, no excelente "Why I Copyfight" (que traduzimos coletivamente aqui ), a cultura é mais antiga que o Copyright.

A humanidade tem criado e compartilhado materialmente símbolos há mais de 5.000 anos.

O Copyright existe há uns 300 - vejam no ótimo "Copy Right or Wrong?", artigo da The Economist de abril de 2010.

As legislações foram se tornando complexas, envolvendo, entre outras coisas, a possibilidade de cessão dos direitos a outras figuras que não o próprio criador e a transmissão desses direitos aos herdeiros.

O Copyright, portanto, não deve ser encarado com a maior naturalidade do mundo. Ele é fruto de acordos da sociedade que geraram certas legislações. E leis, acredito eu, precisam atender às necessidades da sociedade. Não podem eternizar-se e engessar a sua dinâmica.

Nos últimos 40 anos, a reprodução fiel de textos, sons e imagens vem ficando muito mais simples, barata e acessível, causando uma enorme reação de entidades que administram a cobrança dos Direitos Autorais.

Algumas práticas que eram vistas como naturais há um par de décadas - presentar um amigo com uma seleção de música gravadas dos discos para uma fita K7, gravar um seriado de TV no video cassete - são hoje apontadas como apropriação indevida. As empresas de tecnologia investem maciçamente para dificultar o compartilhamento, enfatizando valores que apresentam cultura como produto. Quem quiser ter acesso ou dar acesso, que trate de pagar a conta.

Há um problema grave em pensar cultura dessa forma.

Alguém tem dúvida que Manuel Bandeira pertence à cultura brasileira? Pois há sobrinhos-netos que seguem atuando para serem regiamente remunerados a cada imagem ou poema seu que seja incluído numa nova obra - o que fez o poeta Lêdo Ivo, de 86 anos, membro da Academia, chamá-los de "herdeiros famélicos" e declarar que acredita que essas obras deveriam ser consideradas de "utilidade pública".

Alguém acha que faz sentido a União da Ilha precisar pagar R$800 mil para cantar "Parabéns à você" na Marquês de Sapucaí?

Claro que tem gente que acha que faz sentido, tanto é que cobram, e podem nos explicar longamente como as leis em vigência legitimam sua posição.

E é exatamente por isso que sou favorável à alteração da legislação atual, eu e mais milhares de pessoas no Brasil inteiro, parte das quais participou das consultas para a modernização da Lei de Direitos Autorais, conduzido pelo Ministério da Cultura ao longo dos últimos anos. Inúmeras entidades se manifestaram, com posições das mais diversificadas. É assim que se constrói uma sociedade democrática, certo?

A mudança de gestão no Minc tem trazido apreensões.

Em seu discurso de posse, a ministra não se manifestou sobre o processo de consulta a Lei de Direitos Autorais, e a impressão que passa é de um posicionamento prévio desfavorável ao projeto, talvez até sem leitura cuidadosa - já que as mudanças esboçadas são ainda bastante conservadoras.

Ao longo do mês, vem dando sinais de intenções de ruptura com a idéia de licenças alternativas, mandando retirar as licenças em Creative Commons do site do ministério.

As iniciativas de diálogo com o Ministério tem unido muitas outras pessoas que pensam como eu, e que assinaram e uma Carta Aberta, que por enquanto está na Rede mas em breve será entregue em mãos a própria ministra.

A visão de cultura que prevalecerá no Minc durante o governo Dilma Roussef é o que está impreciso nesse momento - e o que é preciso estabilizar. Se cultura for apresentada como sinônimo de produto, andaremos para trás no que diz respeito à discussão dos direitos autorais. Se for vista como processo, no qual participam não só os artistas de renome, mas todo o povo brasileiro, de formas muito variadas, possivelmente estaremos num caminho com desdobramentos bastante mais ricos no que diz respeito à produção, disseminação e acesso aos bens culturais.

Conheça mais sobre Creative Commons

COMMENTS

BLOGGER
Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Direitos autorais: por que me preocupo
Direitos autorais: por que me preocupo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQa-H7t8x-mHINYEaZMB0R5t083gPqBUu6cVkDCDSFawO38MIZ1qbbuQMGcSiPVDZcnrVo_YFTW2qC-9DiyWiPQDRCsOXGIT4cRxLS2jGmccCUkFLyoNej2FVTEH7p0wLrXQp1IhHkDw/s200/LuMaxArt_Gold_Guys_With_Creative_Commons_Symbol.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQa-H7t8x-mHINYEaZMB0R5t083gPqBUu6cVkDCDSFawO38MIZ1qbbuQMGcSiPVDZcnrVo_YFTW2qC-9DiyWiPQDRCsOXGIT4cRxLS2jGmccCUkFLyoNej2FVTEH7p0wLrXQp1IhHkDw/s72-c/LuMaxArt_Gold_Guys_With_Creative_Commons_Symbol.jpg
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2011/01/direitos-autorais-por-que-me-preocupo.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2011/01/direitos-autorais-por-que-me-preocupo.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content