Jornalismo


Jornalismo, Política e Cultura.

Seguindo o estilo auto-ajuda, darei dicas para você, leitor, enriquecer no Brasil. Existem meios fáceis de ganhar dinheiro em solo tupiniquim. E o melhor, escolhendo o correto setor, você ganhará o apoio irrestrito da mídia, sem ser questionado sobre suas atividades.
Uma dica é tornar-se ruralista, ou melhor, produtor de sucesso do agronegócio. Para atuar, você precisará comprar grandes quantias de terra e, para tanto, pode seguir o exemplo vitorioso de uma senadora brasileira, que conseguiu comprar o equivalente a 1.268 campos de futebol pela parca quantia de R$ 10 mil reais. Não é incrível?
Outra possibilidade é "comprar" ou "adquirir" terras através do secular método da grilagem, ainda muito utilizado. Você pode se perguntar se terá problemas com essas práticas ilegais, mas eu digo: claro que não, basta fazer a coisa certa. Nesse caso, "fazer a coisa certa" significa plantar soja, como um certo governador que desmata a Amazônia, plantar cana para etanol, açúcar ou quem sabe, laranjas para exportação (suco de laranja).
"Como não serei preso pela compra ilegal de terras?" - você se pergunta. Elegendo-se governador, deputado ou senador, é uma grande possibilidade de sair ileso. Mas se política não é o seu forte, basta argumentar que o agronegócio tem aumentado as divisas brasileiras. Caso ainda não funcione, então crie uma "invasão" de suas terras, destruindo parte de sua plantação, filme o episódio e coloque uma bandeira do MST dentro de sua fazenda. Pronto, sucesso garantido.
Não esqueça: mesmo sendo proprietário de terras griladas e levando no peito o agronegócio, você tem de explorar trabalhadores rurais, para garantir enormes quantias de lucro. Não se preocupe com equipamentos de segurança, garantias de trabalho, alimentação, transporte ou saúde, pois esse modelo de exploração já é utilizado com sucesso, por exemplo, nas plantações de cana. 
No interior do país, muitos conhecem essas plantações, e sabem das condições desumanas de trabalho. Mesmo assim, ano após ano, nada acontece. Enriquecimento fácil, com apoio da mídia e de muitos políticos, que ainda fazem pressão para liberar agrotóxicos proibidos pelo mundo afora. Não é uma maravilha?
Nos próximos textos da série "Como enriquecer no Brasil" escreverei sobre montar igrejas, movimentar milhões e ainda ganhar isenção de impostos; criar um time de futebol, movimentar muito dinheiro, dever milhões e ainda ser alvo de adoração; comprar canais de televisão e rádio e aumentar seu poder sobre o eleitorado e muito mais. Enriquecer no Brasil é fácil. Difícil é ser honesto.
 
Top