Os deuses da informação brasileira.

SHARE:

Três jornais impressos no Brasil pautam nossos assuntos, Folha, Estadão e O Globo. Por isto, pode-se imaginar que juntos vendam cerca de 50 ...

Três jornais impressos no Brasil pautam nossos assuntos, Folha, Estadão e O Globo. Por isto, pode-se imaginar que juntos vendam cerca de 50 milhões de jornais pelo território nacional, certo? Errado. A Folha chegou a vender um milhão de impressos quando estava no auge e não chamava ditadura de "ditabranda", quando não inventava ficha falsa da Dilma, quando não imprimia pânico com dados manipulados e assim por diante. Hoje, somando a circulação diária dos jornais paulistas mais o carioca chegamos próximos de 700 ou 800 mil por dia. Então, por quê possuem tanto poder?
Não é novidade que o eixo Rio - São Paulo é o pauteiro dos assuntos nacionais. Festa popular em Roraima? Solenidade no Acre? Não. Ficamos sempre com "mais do mesmo". Este ano, por exemplo, a dengue matou muitos brasileiros, mas como não houve vítimas no eixo Rio - São Paulo, a "notícia não é noticiada". Como assim: notícia não noticiada? Sim, pois os jornalões e a rede Globo de televisão pautam as notícias que você deve saber (temer) ou não.
Digamos, quatro empresas em um único eixo é um número baixo para a comunicação de um país como o Brasil. Isto, sem considerar as sociedades empresariais que possuem. Enfim, são mais de 200 milhões de cidadãos limitados aos interesses deste "quarteto". Levando-se em conta que "O Globo" é do mesmo grupo da Rede Globo e que existem interesses cruzados entre as quatro empresas, resta apenas uma espécie de "Deus da informação/SA", aparentemente dividida com nomes diferentes.
Esta "Deus da informação/SA" já teve seu período de glória em nosso país, quando apoiava a Ditadura Militar, depois apoiou a democracia, derrubou Presidente e empreendeu semelhante campanha contra outros políticos, agora direcionada ao Senador Sarney. Mas conforme o tempo passa, os deuses estão percebendo que já não possuem tanto poder assim. Eis o desespero deles e a apelação incessante para factóides. Eis o medo crescente da Confecom e sua tentativa de embargá-la.
Por isso e muito mais é que se popularizou o nome P.I.G. (Partido da Imprensa Golpista) na internet. E se não conseguirem eleger seu presidente, qual será o próximo passo? E se as vendas continuarem caindo? Se mais e mais pessoas deixarem de assistir aos jornais? E se a Confecom conseguir discutir os assuntos que pretende e são importantes para a sociedade? Não sobrará pedra sobre pedra. Por isso estão desesperados e elegeram um "Judas" no Congresso para queimar, porque precisam desestabilizar o governante aplaudido no exterior, sem que alguma mudança sistêmica aconteça. Claro, não querem mudanças no sistema, pois se beneficiam muito dele do modo como está. É assim agora, foi assim no passado. Ricupero, Jader, Calheiros, Edmar, Maluf entre outros. O que mudou de fato no sistema político brasileiro? Nada.
E continuam pautando o que você deveria saber? Tentam não perder o controle e sabem que se a informação pode ser usada para dominar e manipular, também pode ser usada para libertar. Este é o papel essencial de jornalistas e grupos sérios e éticos ao utilizar a internet, noticiando as coisas que devemos saber mas que jamais veremos no Jornal Nacional ou estampado em primeira página.
"Deus da informação/SA" tenta mostrar seu poder, mas não o tem sozinho. Tem poder as empresas anunciantes que financiam veículos de comunicação. A mídia tem voz mas precisa de audiência, precisa ser vista e ser comprada. O capital está com os anunciantes que financiam a mídia, que por sua vez precisa do público para ter anúncios. Este é o círculo do poder que pode ser interrompido.
Esta semana o Jornal Nacional perdeu audiência em comparação com a novela que o precede, ou seja, milhões de pessoas mudaram de canal ao ouvir o casal de jornalistas dizer "boa noite". Aqui no Rio de Janeiro, o jornal Extra, das empresas Globo, teve queda de 25% em suas vendas. Os outros também. O P.I.G. pode até conseguir muito do que deseja, mas não poderá esconder por muito tempo um fato crescente: a perda de seu terreno de manipulação. Estamos no meio de um processo de maior liberdade de expressão (diferente da defendida por Taís Gasparian e seu sindicato patronal) e poderemos, em breve, ter um país que não mais será educado pelo medo do sensacionalismo noticiado, mas sim pela consciência dos fatos.

COMMENTS

BLOGGER: 1
DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Os deuses da informação brasileira.
Os deuses da informação brasileira.
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2009/08/os-deuses-da-informacao-brasileira.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2009/08/os-deuses-da-informacao-brasileira.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content