Cai o diploma de jornalismo. O que vai subir?

SHARE:

Caiu hoje o diploma de jornalismo. Não é a primeira vez, embora desta vez a decisão seja definitiva. Leia o trecho de um artigo publicado em...

Caiu hoje o diploma de jornalismo. Não é a primeira vez, embora desta vez a decisão seja definitiva. Leia o trecho de um artigo publicado em 2005 no Observatório da Imprensa por Marinilda Carvalho:
"Jornalista tem que ter diploma, decidiu a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo). A decisão cassou sentença de primeira instância da juíza-substituta Carla Rister, que em 2001 extinguiu a exigência do diploma de curso superior em Jornalismo na obtenção do registro profissional para exercício da profissão de jornalista. "O resultado consagra a luta que profissionais, professores, estudantes e diversos segmentos da sociedade empreenderam", diz nota da Federação Nacional dos Jornalistas".
No mesmo artigo, outro trecho:
"Acabo de saber que o diploma de jornalista está valendo de novo", escreveu ao OI o jornalista Pery Cotta, doutor em Comunicação e professor de Jornalismo da Facha, do Rio de Janeiro. "Felizmente, prevaleceu o bom senso".
Todo jornalista que valoriza sua profissão e caráter analisou e criticou os mandos e desmandos de Gilmar Mendes enquanto Ministro. Hoje, feliz com sua conquista durante a sessão que derrubou o diploma, o Ministro (prefiro calar os adjetivos) chegou a comparar jornalistas com cozinheiros e costureiros. Eis a prova cabal do que é este país e de seu povo.
Infelizmente, o presidente da FENAJ Sérgio Murillo, disse que a partir da decisão não pretende entrar com recurso contra, porque ela reflete um posicionamento definitivo do Supremo.
Taís Gasparian, advogada do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), autora da ação que pedia a extinção da obrigatoriedade do diploma, alegou que a exigência do diploma é inconstitucional, sob o argumento de que a Constituição garante a liberdade de expressão e o livre pensamento.
Para finalizar, eis um argumento do Ministro Gilmar Mendes:
“Quando uma noticia não é verídica ela não será evitada pela exigência de que os jornalistas frequentem um curso de formação. É diferente de um motorista que coloca em risco a coletividade. A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia nesse sentido por não implicar tais riscos não poderia exigir um diploma para exercer a profissão. Não há razão para se acreditar que a exigência do diploma seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão".

COMMENTS

BLOGGER: 1
  1. Apesar de tudo, vou terminar minha faculdade de comunicação como se nada (a decisão do Supremo) tivesse acontecido. Concordo que muitos se formam, conseguem o diploma, mas não tem nada a acrescentar, não sabem o que significa responsabilidade social, só querem ser apresentadores de tv, "jornalistas" esportivos, etc..muitos destes passaram, e passam, pela faculdade de comunicação reclamando da quantidade de "coisas par ler", afnal leitura é uma coisa chata, para que perder tempo lendo (Lula que o diga)...então, apesar desses "jornalistas", apesar do que decidiu Gilmar Mendes e sua brilhante comparação (Josnalista = cozinheiro), apesar de tudo, temrino minha faculdade sabendo que meu diploma e o que aprendi nesses três anos de estudo terão valor. Se vou conseguir um bom emprego? Não sei. Mas o que ganhei nesse tempo de faculdade, para mim, não tem preço.

    P.S. Marcelo, parabéns pelo seu blog. Está cada vez melhor. Há muito tempo faz parte dos meus "favoritos". E ter convivido e trabalhado com você lá no Pianel durante um ano, também entra na conta das coisas que que vivi na faucldade e não tem preço. Um abraço.

    ResponderExcluir
DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Cai o diploma de jornalismo. O que vai subir?
Cai o diploma de jornalismo. O que vai subir?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfFWTAikRow0GFlJx4IkznW9TeE4zwCWK5Yh6RLBhDx9iE2Zn8htDPSd0j_taFRIzWLOKv46TnRpfzTlTaoR95LUDudBt7a8qdpqwP8skz-y6URNk-yaMmBgQA91gYCbTxYNamQrH-rw/s200/gilmar.bmp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfFWTAikRow0GFlJx4IkznW9TeE4zwCWK5Yh6RLBhDx9iE2Zn8htDPSd0j_taFRIzWLOKv46TnRpfzTlTaoR95LUDudBt7a8qdpqwP8skz-y6URNk-yaMmBgQA91gYCbTxYNamQrH-rw/s72-c/gilmar.bmp
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2009/06/cai-o-diploma-o-que-vai-subir.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2009/06/cai-o-diploma-o-que-vai-subir.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content