Estudos reveladores sobre a mídia

SHARE:

Dois importantes estudos sobre mídia foram feitos nos EUA. Um deles, por sociológos americanos, concluiu: Pessoas infelizes assistem a...


Dois importantes estudos sobre mídia foram feitos nos EUA. Um deles, por sociológos americanos, concluiu: Pessoas infelizes assistem a mais TV. O outro estudo realizado por pesquisadores da Rutgers University, em Newark, nos Estados Unidos, concluiu: Você é o que você assiste, vinculando a violência na mídia a agressividade em jovens. Apesar de não serem estudos específicos para o Brasil, revelam-se importantes, principalmente num momento em que o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Rede TV!, por conta dos excessos cometidos durante a cobertura do Sequestro de Santo André.
"Duas foram as razões básicas apresentadas: primeiro que, embora já tivesse sido advertida, a concessionária exibiu, sem autorização judicial, no dia 15 de outubro, entrevista "ao vivo" com a adolescente Eloá Cristina Pimentel, que estava sendo mantida refém pelo ex-namorado, transformando-a, junto com o seqüestrador, numa das atrações principais do programa A Tarde é Sua; e, segundo, que analisado o conteúdo da entrevista, verificou-se que a RedeTV! cometeu ato abusivo, explorando, durante quase uma hora, a situação em que se encontravam as adolescentes Eloá, sua amiga Nayara e Lindemberg Alves, ex-namorado da primeira, interferindo, indevidamente, em investigação policial em curso" - trecho retirado do original "A liberdade de comunicação não é absoluta".
Durante o Sequestro de Santo André, a apresentadora Sônia Abrão justificou os excessos dizendo:
- Nós só fizemos o nosso trabalho.
Particularmente, não sei se o MPF aceitaria esta justificativa, caso fosse reapresentada como defesa. Mas esta Ação Civil Pública parece mais um paliativo parcial, uma espécie de:
- Vejam meu povo, estamos fazendo algo!
Para que a justiça se faça presente, seria necessário acionar outros veículos da mídia que cometeram abusos, porém, com uma diferença: veículos muito mais poderosos do que a Rede TV!. Mas um desejo como este é realmente um sonho, quando falamos do "Espaço Tempo Tupiniquim". O Brasil é um país que não pode ser enquadrado neste Planeta Terra e eu posso explicar. O mundo sofre com a crise, mas aparentemente o Brasil está numa boa, um verdadeiro carnaval.
O Governo aprovou MP que reajustou o salário de 380 mil servidores públicos. Quê crise? Em 02/12/08 o Governo quase criou mais 2.400 cargos no Executivo, mas decidiu adiar a votação. Crise? Quê crise? Mais uma prova de que o país caminha muito bem é a propaganda do Governo Brasileiro veiculada na Televisão com o slogan: "O mundo confia no Brasil e o Brasil confia nos brasileiros" (depois de ver este comercial fiquei muito mais tranquilo). Isto apenas para citar alguns fatos que provam: o Brasil não é deste mundo, e não devemos esperar que o MPF faça justiça com todos os veículos da mídia que cometeram abusos no Sequestro de Santo André e em outros eventos. O Brasil é uma República separada de todo o mundo, vivendo uma história própria e sem se deixar influenciar pelos acontecimentos do resto do Planeta. Nosso país é tão fabuloso que chego a ficar sem palavras. Para finalizar, deixo aqui mais um estudo sobre a mídia, este sim, revelador sobre o Brasil, publicado em 30/01/08 na Folha de São Paulo:
Elite brasileira confia mais na mídia do que no governo, afirma estudo - A mídia é a instituição em que a elite brasileira mais confia (64%), à frente de empresas (61%), ONGs (51%), instituições religiosas (48%) e governo (22%). De acordo com o nono estudo de confiança da empresa de relações públicas Edelman, o Brasil é o terceiro dos 18 países pesquisados com o maior índice de credibilidade da mídia --atrás de México, com 66%, e Índia, 65%.
Entre os meios de comunicação, os brasileiros colocam os veículos impressos no topo do ranking de confiança. Os entrevistados, na faixa dos 25% com a maior renda familiar do país, dizem recorrer como primeira fonte de informação a impressos (87%), depois a TV (82%), internet (52%) e rádio (32%).
Resumindo: não é preciso ser um gênio para entender os motivos da publicidade do Governo Brasileiro com o singelo slogan: "O mundo confia no Brasil e o Brasil confia nos brasileiros".

VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.


COMMENTS

BLOGGER
Nome

África,1,Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,32,Arte Digital,22,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,15,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,11,Cultura,24,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,4,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,54,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,20,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,44,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,134,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,45,Política Carioca,145,Política Internacional,354,Política Nacional,1060,Q tem pra V,99,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,38,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,73,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Estudos reveladores sobre a mídia
Estudos reveladores sobre a mídia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQokbqJAKXbskxuHY25HfMRRyFhXSFf5l_Iz4Jafz6lOFE-2UWJPimb2oeWY-4Za8_ezOZAzlKHhBEMmNwx9csXG6pw1-NeQyiHrruzBcJ_GoGAIhcQ9A2-sxx2AeHgn71zqU9i9dJSw/s1600/Captura+r.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQokbqJAKXbskxuHY25HfMRRyFhXSFf5l_Iz4Jafz6lOFE-2UWJPimb2oeWY-4Za8_ezOZAzlKHhBEMmNwx9csXG6pw1-NeQyiHrruzBcJ_GoGAIhcQ9A2-sxx2AeHgn71zqU9i9dJSw/s72-c/Captura+r.png
COMUNICA TUDO
https://comunicatudo.blogspot.com/2008/12/estudos-reveladores-sobre-mdia.html
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/
https://comunicatudo.blogspot.com/2008/12/estudos-reveladores-sobre-mdia.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content